Jornal Correio Popular Notícia

DESDE JANEIRO
Nova Identidade Nacional já pode ser emitida em Rondônia

Data da notícia: 2024-03-15 17:28:38
Foto: Valéria Rodrigues e Arquivo/Ministério da Justiça
Pelo “Portal do Cidadão”, é possível fazer agendamentos para emissão da nova CIN

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já começou a ser emitida em Rondônia. Desde janeiro, o documento irá unificar possíveis números de registro que existam em cada uma das 27 unidades da federação (UF). Ele vai impedir identidades com numerações diferentes. A CIN será emitida em duas versões: física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), enfatizou que é mais um avanço para o estado, garantindo um importante atendimento à população, tendo a premissa de beneficiar, principalmente, aqueles que nunca tiveram um documento de identidade e terão a primeira via emitida. “A segurança é importante no novo modelo da Carteira de Identidade Nacional. O estado de Rondônia está apto a emitir e, a partir de agora, as identidades emitidas, inclusive a segunda via, passam a ser do novo modelo, que adota o número de inscrição do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral”, reforçou.

De acordo com dados do Instituto de Identificação Civil e Criminal da Polícia Civil (PC), até o mês de janeiro, foram emitidas 11.200 Carteiras de Identificação Nacional em todo o estado. Diariamente são disponibilizadas 507 senhas para agendamento. O diretor do Instituto de Identificação Civil e Criminal, Alex Queiroz, salientou que a proposta da nova Carteira de Identidade Nacional “é aumentar a segurança da identificação dos cidadãos, melhorar os cadastros administrativos e diminuir fraudes no país”, evidenciou.

Como opção para solicitar a Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), o Portal do Cidadão do Governo de Rondônia já está disponível para acesso e realização de agendamentos para a emissão do documento. O Portal do Cidadão pode ser acessado em https://portaldocidadao.ro.gov.br/, para a realização de agendamentos online, que serão feitos diariamente, com limite de senhas. Os atendimentos de cadastro e confecção da nova CIN serão feitos de forma presencial.

A emissão da primeira via é gratuita, direito garantido pela Lei Federal n° 7.116, de 29 de agosto de 1983. Na segunda e demais vias, são cobradas taxas, com valores e regras estabelecidos pela unidade de federação (UF).

Fonte: Portal do Cidadão




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.